Pontas Duplas- Saiba Como Elimina-las



Esse é o pesadelo de toda mulher né verdade?!

Porém hoje quero te ensinar a prevenir esse problema que só é solucionado com a vitamina " T ", mas não se assustem não é necessário mexer no comprimento do cabelo só nas pontas duplas, vou explicar melhor, no final do post.

Pontas Duplas: Porque Surgem?
O fio de cabelo é formado por medula, córtex e cutícula, que é a camada externa composta por várias camadas sobrepostas.
Quando o cabelo está saudável, essas três camadas ficam unidas e seladas. Quando, ao contrário, o cabelo não está saudável, as escamas ficam abertas, o que deixa a estrutura interna exposta e sem proteção, o que leva os fios a se dividirem no comprimento.
 As pontas duplas costumam aparecer quando o fio está maltratado e, consequentemente, a sua estrutura acaba ficando mais fraca. É nesse momento que a extremidade da cutícula capilar se divide em duas, três, quatros.

No mercado de cosméticos hoje, existem vários produtos que prometem unir as pontas duplas, quero deixa claro que uma vez que o cabelo, deu pontas duplas ele nunca irá se unir novamente.
Entenda melhor observando a figura: 




Como vcs podem ver nossa fibra capilar, é composta por vários componentes revestido da cutícula. Uma vez que um componente desses se rompam é impossível uni-los novamente.
Por isso é crucial prevenir pra não ter esse problema. O cabelo que está ressecado e desgastado inevitavelmente irá se subdividir em duas ou em várias partes, então a saída é prevenir.
É importante ressaltar que a alimentação balanceada e tomar muita água, vem em 1ª lugar, pra ter um cabelo saudável, com bom crescimento e com brilho.
Então ai vai algumas dicas:

1. Hidrate o cabelo toda semana. As máscaras mais indicadas são as que contém queratina e  vitaminas A e E na fórmula, que ajudam a recuperar a fibra capilar. Procure pelas expressões “reconstrutora” e “tratamento intensivo” nas embalagens. 

2.Durma com óleo nutritivo nos fios. Espalhe umas três ou quatro gotinhas de algum óleo, como o de Arga, nas pontas. As fibras se regeneram melhor durante à noite, quando o corpo está em repouso, e liberam hormônios que ajudam no processo de hidratação.(já falei sobre isso aqui, nosso cabelo reagi melhor a tratamentos noturnos)

3.Escolha o reparador de pontas ideal para o seu cabelo. Ele é uma solução temporária, não trata o problema. Mas, como o produto disfarça o frizz, não dá para abrir mão dele. Reparadores à base de silicone são indicados para cabelos finos e menos pesados. Já os com óleo na formulação se dão bem com fios mais grossos.

4.Não dispense um bom protetor térmico. Não consegue ficar sem secador, chapinha ou babyliss? Então, a saída é aplicar um protetor térmico antes de sair aumentando a temperatura. Esses produtos protegem os fios e evitam que eles fiquem ainda mais danificados. Esse nª 4 é um dos que mais protegem a cutícula, quando aquecemos nosso cabelo se ele não tiver protegido do calor, pode espera que mais cedo ou mais tarde as terríveis pontas duplas chegam.

5.Fazer uma cauterização a cada 2 meses. Dê preferência a máscaras térmicas, ela são de muita importância pois ajudam a reter a queratina nos cabelos. Uma máscara térmica super indico com bom preço é a de queratina da Haskell veja resenha dela aqui.

6.Corte o cabelo com regularidade. Essa é a solução mais definitiva de todas. Se você mantiver o corte em dia, não vai precisar passar por nada muito drástico. Agora, quanto mais esperar, mais terá que diminuir o comprimento. O ideal é que você corte a cada dois meses! (Você pode só aparar o cabelo a cada 2 meses). Use sempre um finalizador nas ponas do cabelo.
É muito importante fazer um cronograma capilar a cada 3 meses.
Mas pra quem já tem as pontas duplas veja o vídeo e aprenda a elimina-las, porque só conseguimos eliminar cortando, mas não se assustem vou mostra como corta só as pontas duplas. Bjs  se inscreva no canal se ainda não for inscrita.

DÊ ADEUS AS PONTAS DUPLAS, CONFIRAM NO VÍDEO:


4 comentários:

  1. Adorei a matéria ficou bem detalhada e explicadinha.
    Á alguns meses o meu cabelo estava cheio de pontas duplas e acabei cortando, agora estou fazendo o cronograma e cuidando muito pra não ter esse problema de novo...
    compondobeleza.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida pois vc está fazendo certinho, o cronograma previne as pontas duplas parabéns pela iniciativa, vou te visita bjs

      Excluir
  2. Minhas pontas estão muito feias, fiz um processo químico e como meu cabelo é muito grosso ainda ficou um liso resecado nas pontas, o que devo fazer? Já pensei Em pasar por outro processo de alisamento só que tenho medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore primeira coisa, ao invés de mudar de química você trata seu cabelo, de preferencia fazendo cronograma capilar, caso não saiba ou tenha dúvidas sobre esse assunto, confira este post que eu fiz também super detalhada sobre cronograma http://www.vaidosaonline.com/search?q=cronograma+capilar#.VpPen_krLIU vc vai ver a diferença que vai dar no seu cabelo. bjs

      Excluir