Tudo Sobre Shampoo


Ola galera, hoje venho com um assunto que eu recebo muitas dúvidas sobre ele,  o Shampoo. 

É interessante porque tem pessoas que vai no salão só pra lavar os cabelos, porque elas percebem que ficam totalmente diferente de quando lavam em casa sozinha. E isso é verdade, o mistério está na forma correta de usar o shampoo, e na escolha do shampoo correto.





A principal função dos shampoos é promover a limpeza dos fios, e essa limpeza é de extrema importância a saúde do couro cabeludo, porém esse “excesso de limpeza” não é bom para os fios, o excesso dela pode causar ressecamento aos cabelos. Há quem diga que shampoo pode ser qualquer um e que sua função é apenas limpar, porém não é bem assim, um shampoo pode sim fazer diferença em um tratamento, sem contar que eles entram em contato direto com o couro cabeludo, e é claro que couro cabeludo saudável é essencial para um cabelo saudável, afinal se o couro estiver saudável nossos fios nascem fortes e saudáveis também.  

Além disso, o shampoo também tem a função de preparar o cabelo para receber tratamento, afinal nenhum cabelo recebe tratamento se estiver sujo, por isso é importante lavar os cabelos duas vezes, pois a primeira você retira a sujeira e a segunda você “prepara” o cabelo para receber tratamento.
Atualmente existem vários tipos de shampoos no mercado, e a indústria busca cada vez mais tratar o nosso cabelo enquanto limpa. É sobre os diferentes tipos de shampoos que vou falar hoje, mas primeiro precisamos entender  sobre a “química dos shampoos”.

         O principal ingredientes dos shampoos  são os surfactante (que também podem ser chamados de tensoativos),  surfactantes na verdade são moléculas que possuem ação detergente. Simplificadamente são moléculas capazes de interagir com a água e também com outras moléculas não solúveis em água (como óleos, gorduras, silicones insolúveis, etc.) graças a essa propriedade elas são capazes de carrear a sujeira dos nossos cabelos, pois se ligam as sujeiras (óleos, gorduras excesso de produto como silicones e etc) e se ligam a água, sendo carreados por ela. Ficou confuso?
Os surfactantes mais comuns são os surfactantes de sulfatos: Lauril sulfato de sódio e Lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de sódio, lauril eter sulfato de amônio.

Tipos de shampoos

Shampoo anti-resíduo: São altamente carregados de surfactantes, sua proposta é realmente só limpar os cabelos, ele possui um ph alcalino. Pode ser usado a cada 15 dias, ou antes de um tratamento capilar mais potente, ou 1 vez no mês.Tem alto poder de limpeza. 



Função: Lava bem os cabelos, abre as cutículas pra receber os tratamentos, e de imediato, deixando o cabelo extremamente rígido e até embaraçado.

Cuidados: Não deve fazer o uso desse shampoo com frequência, nunca use mais que 1 vez a cada 15 dias, porque o excesso dele na fibra capilar pode ocasionar a quebra, o rompimento dos fios.  Quem tem cabelos secos deve usar preferencialmente antes de algum tratamento, como uma reconstrução, ou hidratação. Porém é importante fazer o uso dele pelo menos 1 vez no mês, em cabelos que tem progressiva deve se evitar o uso desse shampoo porque ele tira mais rápido a progressiva. Esse tipo de shampoo geralmente é transparente, mas já vi alguns perolados também.

Shampoo transparente: Eles são transparentes, porém alguns possuem cor são como os shampoos  de bebê. Geralmente esse tipo de shampoo limpa mais que os perolados (digo geralmente pois  já vi shampoos transparentes super hidratantes e já vi perolados que ressecam muito), pois em sua formula não possuem tantos agente condicionantes como os perolados /leitosos . Eu costumo usar shampoo transparente antes de usar um perolado/leitoso, faço duas lavagens a 1ª com shampoo transparente e a 2ª com perolado/leitoso. A maioria dos shampoos transparentes é pra cabelos oleosos.



Função: limpa os cabelos de forma que não agride a fibra capilar, tirando totalmente a oleosidade do fio, podendo ser usado semanalmente. Deve ser usado sempre ante de fazer o uso do shampoo indicado  pra seu tipo de cabelo. Porque além de limpar o cabelo ele abri bem as cutículas melhorando o resultado dos tratamentos capilares realizados.

Cuidados: Pra quem tem o cabelo mais ressecado, seco ou tingido deve fazer o uso de um shampoo leitoso ou translúcido depois dele porque senão seu cabelo pode fica, seco ou com aspecto palha, devido o auto poder de limpeza do shampoo transparente.

Shampoo Leitoso: É o shampoo de tratamento, tem aspecto mais denso, deve ser usado com cabelo bem limpo, logo depois do shampoo transparente ou anti-resíduo. Ele é mais indicado pra cabelos secos ou tingidos porque hidrata os fios enquanto lava. shampoos para cabelos tingidos e cabelos extra secos podem possuir essa textura. 



Função: Fazer um tratamento, e ele não nenhum poder de limpeza, por isso sempre que for usa-lo deve fazer uso de um shampoo transparente ou anti-resíduo antes dele.

Cuidados: Esse tipo de shampoo usado em muita quantidade pode deixar o cabelos com aspecto pesado. Porém ele deve ser usado sempre depois do shampoo transparente ou anti-resíduo porque ele não tem poder de limpeza, o poder dele é mais hidratante ou nutritivo ou até reconstrutor.

Shampoo Perolado: Esse shampoo é intermediário entre o transparente e o leitoso, ele é shampoo de tratamento, de uma maneira geral promovem  uma limpeza mais suave,  possuem agentes  condicionantes da formula, silicones e etc. Não promove uma limpeza muito boa não,  por isso use preferencialmente um shampoo transparente antes.



Função: Ele também limpa o cabelo, mas não como o transparente nem o anti-resíduo, é uma limpeza mediana. Porém não dispensa o uso do transparente ou anti-resíduo.

Cuidados: De todos os shampoos esse é o mais tranquilo, não tem necessidades de tomar cuidado com ele não, só deve ser feito uso de um shampoo de limpeza antes dele.

 Dicas na hora lavar

Cabelos secos ou ressecados: Na hora de lavar os cabelos, aplique um shampoo transparente só na raiz, massageando só com as digitais dos dedos, sempre em movimentos circulares, para incentiva seu couro cabeludo a produz oleosidade natural. 
Enquanto o shampoo agir na raiz, pegue uma máscara e passe no crescimento e nas pontas. Depois enxague bem o cabelo, isso vai fazer com que esse shampoo por ter um alto poder de limpeza, não resseque ainda mais seu cabelo. Depois disso faça o uso de um shampoo pra tratamento, perolado/leitoso.

Cabelos oleosos: Na hora de lavar os cabelos faça movimentos de vai e vem, nunca movimentos circulares. De preferencia a shampoos transparentes, na hora de fazer algum tratamento prefira os shampoos perolados/translúcidos por conterem menos agentes condicionantes.

Bem galera é isso!!
       Bjs até mais




9 comentários:

  1. Adorei seu blog muito lindoo! aqui fiz meu blog com muito carinho, faça uma visitinha e segue lá. Estarei acompanhando sempre seu blog pois gostei muito http://tokcharm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito útil e esclarecedor, adorei o post! ;3
    Entre Elas

    ResponderExcluir
  3. gosto de todos os seu videio quando proso passo no you tube para ver os novo videio. gostei que vc mim respondeu, mas vc não respondeu uma que fis que foi sobre sobre seborreia .bj não deixa de mim responder a sua bebê e linda a face parece com vc .vc estar de parabém que vcs são linda, felicidade para sua família.....................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação seborreia antes de usar qualquer química tem que trata-la antes.

      Excluir
  4. Ola Querida,achei seu blog super legal e estou seguindo ,gostaria Q me seguisse td bem?
    o link é cabeloseglamour.blogspot.com.br bjs

    ResponderExcluir
  5. Legal flor gostei teria alguma linha de shampoo para cabelos secos que possa indicar bj

    ResponderExcluir
  6. Sim linha da boticario pra cabelos oleosos maravilhosa

    ResponderExcluir
  7. Adorei!!! agora sei certinho qual shampoo devo usar,e ah! nao sabia da importancia de usar um shampoo transparente primeiro agora sei rss bjss

    ResponderExcluir